quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Glúten: Moderar ou abolir?

Bom dia meninas!

Hoje queria falar sobre esse tal de Glúten! Tenho lido vários blogs e diversas matérias falando sobre ele. Uns retratam como vilão, outros dizem que não tem nada a ver, e fiquei na dúvida.


Segundo uma matéria que li (aqui), eis a definição simples: "O glúten é a principal proteína dos grãos de trigo, aveia, centeio e cevada, além do malte (subproduto da cevada). E cortar esse item da alimentação é fundamental para os celíacos. Os portadores dessa doença genética têm intolerância permanente ao glúten. Quando ele chega ao intestino dessas pessoas, provoca alterações que impedem a absorção dos nutrientes da dieta, como proteínas, carboidratos, gordura — além de vitaminas, ferro e cálcio —, provocando sintomas como diarreia, perda de peso, anemia, dores articulares e osteoporose, além de infertilidade e depressão".

Agora, para os não celíacos, vale a pena abolir completamente essa proteína da alimentação?

Bom, conforme essa matéria aqui, uma nutróloga carioca diz que "retirar o glúten da alimentação aumenta a qualidade de vida tanto dos celíacos como daqueles que não sofrem com o problema, pois cerca de 80% das pessoas têm o gene para sensibilidade ao glúten, que pode aparecer em diversos graus, do mais leve ao intenso, e em qualquer época de nossa vida". Já outra especialista, na mesma matéria, diz que "não existem evidências científicas fortes para dar suporte à teoria de que evitar glúten faz bem à saúde"

E ainda, conforme essa matéria aquiespecialistas afirmam que a doença celíaca é o único problema de saúde que exige a retirada total do glúten da alimentação pois “Não existe base científica para condenar esse componente do trigo, a não ser no caso da doença celíaca, não há evidências de que o glúten seja uma proteína ruim para o organismo de indivíduos saudáveis nem que tenha a ver com a obesidade" e “Inexistem provas de que eliminá-lo reduz a circunferência abdominal. Se minimizarmos o consumo do glúten, que está presente em muitas fontes de carboidrato, haverá redução de calorias e de peso. Mas isso vale para qualquer tipo de restrição alimentar”.


Bom, o que eu penso... sempre fui totalmente contra abolir qualquer grupo alimentar da dieta, sendo ele carboidrato, carne, ou até doces... acho que todos eles devem ter espaço em um processo de reeducação alimentar! O que acontece no caso do glúten, é que, se eliminarmos os alimentos que o contém, passamos a ficar longe de algumas opções super calóricas, como massas, pães, pizza etc, mas acho que não vale a pena ficar paranóica e querer cortar tudo isso de vez só pra não consumir mais o tal do glúten... não sei, é o que penso...

Por via das dúvidas, na semana que vem tenho consulta com a minha nutricionista e vou pedir pra ela me esclarecer mais sobre isso! Estou com esse assunto martelando na minha cabeça já faz dias, não sei porque, encuquei com esse tal de glúten! rsrsrsrs...

Gente, gostaria que vcs dessem suas opiniões... o que vcs acham? Alguém já experimentou cortar total o glúten da alimentação? Teve bons resultados?

Bom, vou ficando por aqui, um beijo pra vcs! ;*


9 comentários:

  1. Oi, é minha primeira vez por aqui, te achei através do blog de uma amiga e achei interessante seu post. Fazem 2 meses e meio que retirei o glúten da alimentação, indicada por uma nutricionista que suspeitou que meu problema de alergias e dificuldade de controle do hipotireoidismo viesse do Glúten acumulado na parede intestinal. Fato é que, além de eliminar 10 quilos, minha rinite sumiu, minhas taxas tireoidianas ficaram controladas e minha pele também melhorou muito (tinha mta espinha e sumiu tudo). Pra mim, que não sou celíaca, valeu e muito a retirada e não penso em voltar com ele na minha vida. Só discordo de uma coisa do que dizem por aí. Mesmo abolindo o glúten, eu continuo comendo pizza, pão todos os dias, biscoitos e bolos. Existem hoje farinhas que substituem o trigo tranquilamente, então não vejo essa coisa de dizerem que emagreceu porque tirou o trigo, saiu o trigo, mas entraram outras farinhas que tem carboidratos da mesma forma. Muito bom seu post, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. Não tenho uma opinião sobre o assunto, mas estes dias vendo o programa Bem Estar o médico do programa falou que todas as teorias são discutíveis pois cada caso é um caso, e nem sempre "o que é bom para mim pode ser para ti". Achei interessante isto, pois naquele dia se não me engano estavam justamente falando de dieta e RA. Talvez o controle dele seja a melhor forma né?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Carolina,
    Para os intolerantes ao glúten ou outro nutriente sim devem aboli-lo.
    Para nós que queremos qualidade de vida, devemos de seguir as premissas da alimentação saudável, comer de tudo moderadamente, não abolindo nada, só escolhendo as versões mais saudáveis.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, acho que tudo é questão de se adaptar e ver o que funciona pra sua alimentação, eu não sinto a necessidade de excluir nada (pelo contrário, se percebo que está faltando algo corro pra repor senão vem a tal fadiga que atrapalha meu dia-a-dia), mas tem gente que se dá bem.
    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga... Olha eu vi em outro blog que cortar o glúten da alimentação ajuda a queimar aquela gordurinha abdominal que não sai de jeito nenhum sabe?? Então adorei a idéia!
    Acontece que eu sou muito teimosa, se falo que vou cortar algum alimento fico doida e aí que bate a vontade de comer, então prefiro diminuir os alimentos do que abolir de vez né?? Mas cada um é cada um!
    Um beijo e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol.. Obrigada pela visita! Também, já estou te seguindo! ameei o post, mas ainda não parei e pensei a respeito do tal do gllutén.. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Pois é guria, também andei lendo sobre isso, vou conversar com a minha nutri, pois consumo vários alimentos com glúten e não tem atrapalhado no meu emagrecimento, beijo beijo.

    ResponderExcluir
  8. Prefiro diminuir ou só comer em ocasiões especiais, mas acho que está certa em consultar a nutricionista e ver a opinião dela. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  9. muitas pessoas perdem peso cortando o gluten, e vi uma reportagem que ele não faz falta para nosso corpo, mas hoje em dia, muitos alimentos contem gluten neh então pra abolir seria um pouco dificil hehe,

    bjs e fica com Deus

    ResponderExcluir